Nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2025, teve lugar em Ghent, na Bélgica, a primeira visita de estudo do projeto INTERREG Europe “Food Industry SMEs Sustainability Support and Help” (FISSH). O evento centrou-se em estratégias empresariais sustentáveis na indústria alimentar e reuniu parceiros e partes interessadas de várias regiões da Europa.
Primeiro dia: Visitas de estudo em Ghent
A primeira visita de estudo teve lugar no Food Pilot, um moderno centro de investigação e desenvolvimento que apoia a inovação no sector agroalimentar. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar ferramentas que facilitam o desenvolvimento de novos produtos, a melhoria dos processos de produção e a avaliação do impacto dos alimentos na saúde e no ambiente. A introdução às atividades do Food Pilot foi feita pelas especialistas Karen Verstraete e Nathalie Bernaert.
Durante o almoço, os participantes desfrutaram de refeições preparadas pela DJAR, uma empresa de catering especializada em gastronomia sustentável. As refeições, servidas em frascos que são reutilizados após limpeza industrial, exemplificam os princípios da economia circular.
A paragem seguinte foi a torrefação de café Vanderckhove, onde Ties Poulain e Louis Vandekerckhove apresentaram a sua abordagem inovadora à produção sustentável de café. Após uma sessão de degustação, os participantes receberam um saco de café como lembrança.
O dia terminou com um jantar no restaurante Multatuli, com pratos confecionados com ingredientes locais.
Segundo dia: Workshops e Apresentações de Boas Práticas
O segundo dia da reunião teve lugar no Edifício Provincial da Flandres Oriental (Provinciehuis). Uma parte importante do programa foi um workshop sobre a Rapid Scaling Tool, uma metodologia para avaliar a implementação de inovações no sector agroalimentar com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O estudo de caso do workshop incluiu a Heirbauts Hoeveproducten, apresentada pelo seu proprietário, Kris Heirbaut.
Após o almoço na cantina local, os parceiros partilharam as boas práticas das suas regiões:
– Christine Petaloti (RDFCM) – Agricultura inteligente e dinâmica
– Athanasios Bletsas (EURIMAC) – Gestão integrada de matérias-primas num sistema de produção de massas com zero emissões de carbono
– Hannele Suvanto (Universidade de Helsínquia) – Projetos YDIRE e VITALI
– Vera Lopes (CIM-RC) – A Rota dos Mercados da Região de Coimbra
– Małgorzata Kruk-Szarszewska (Kujawsko-Pomorskie Voivodeship) – Projeto-piloto de cadeia alimentar curta “Local Food” em Torun
Para concluir a reunião, Ioanna Kouti apresentou os aspetos administrativos e financeiros do projeto, enquanto Małgorzata Kruk-Szarszewska discutiu as atividades de comunicação. Christine Petaloti apresentou uma panorâmica dos relatórios de progresso de cada região.
Próximos Passos
Os parceiros do projeto FISSH voltarão a reunir-se em setembro de 2025, em South Ostrobothnia, na Finlândia. Entretanto, a colaboração continuará em linha na preparação do primeiro relatório.
Sobre o projeto FISSH
O projeto “Food Industry SMEs Sustainability Support and Help” (FISSH) é uma iniciativa no âmbito do programa INTERREG Europe que visa apoiar as pequenas e médias empresas da indústria alimentar através da promoção de estratégias empresariais sustentáveis. Através do intercâmbio de conhecimentos e das melhores práticas, os parceiros do projeto esforçam-se por implementar soluções inovadoras em toda a Europa.