A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra é parceiro líder do projeto europeu Tourism4SDG e recebe a reunião de kick off, nos dias 24 e 25 de setembro, no Student Hub da Universidade de Coimbra. O Tourism4SDG é um projeto europeu, cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa Interreg Europe, que tem cerca de 2 milhões de euros para melhorar os instrumentos de política de turismo no sentido de alcançar eficazmente o turismo sustentável em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
O turismo coloca desafios significativos à sustentabilidade na Europa, afetando particularmente a realização do ODS 8.9. Embora o turismo tenha o potencial de estimular o crescimento económico, também produz 8% das emissões mundiais de gases com efeito de estufa e exerce uma enorme pressão sobre as infraestruturas e os recursos regionais. Os atuais instrumentos da política de turismo centram-se na inclusão e na sustentabilidade, mas muitas vezes não estão totalmente alinhados com os ODS. Além disso, o impacto das iniciativas de turismo sustentável na sustentabilidade não está a ser medido, o que suscita a questão: “Até que ponto o turismo está, de facto, a tornar-se mais sustentável?”.
Para responder a esta questão, o Tourism4SDG reforçará a capacidade dos parceiros para medir a sustentabilidade do turismo através da integração de metodologias de monitorização, ferramentas e indicadores específicos, respondendo ao desafio proposto pelo ODS 12.b. Ao longo de um processo de aprendizagem colaborativa de quatro anos, o projeto assegurará que os instrumentos políticos contribuem efetivamente para o turismo sustentável, fornecendo dados e conhecimentos necessários para orientar decisões estratégicas e promover resultados de sustentabilidade bem-sucedidos.
O Tourism4SDG conta com 10 parceiros: a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em Portugal, a Asociación Ibérica de Municipios Ribereños del Duero em Espanha, a Lubelskie Voivodeship na Polónia, o Município de Nyíregyháza na Hungria, Visit Zuid-Limburg nos Países Baixos, a Communauté d’Agglomération de LaRochelle em França, o Ministério da Economia da República da Letónia (Letónia), a Tartu County Tourism Foundation na Estónia, o Conselho Regional de Durres na Albânia, e o Município de Sokobanja na Sérvia.
O Tourism4SDG teve início em abril de 2024 e decorrerá até junho de 2028. Para mais informações visite www.interregeurope.eu/tourism4sdg