A Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra e a Província de Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul, na Argentina, celebram um novo capítulo nas suas relações institucionais, através da formalização de um memorando para uma parceria estratégica que visa impulsionar o desenvolvimento mútuo.
O memorando, agora formalizado, tem como objetivo primordial a criação de oportunidades concretas de desenvolvimento, inovação e partilha de conhecimento em áreas consideradas cruciais para o presente e o futuro de ambos os territórios. As áreas de foco desta colaboração incluem o Turismo sustentável, a Adaptação às Alterações Climáticas, a Educação de qualidade para a transformação digital, a Inovação para as Pequenas e Médias Empresas (PME) e a Gestão do risco de catástrofes. A Província da Terra do Fogo pretende apreender com o conhecimento e experiencia da CIM Região de Coimbra conjuntos nestas áreas.
“Este memorando não é um ponto final, mas sim um marco inicial de um trabalho conjunto e dedicado. Comprometemo-nos a trabalhar com seriedade para concretizar projetos que aproximem as comunidades e contribuam para os objetivos partilhados de sustentabilidade, inclusão e inovação. O foco estará na implementação de ações concretas que demonstrem os benefícios desta colaboração estratégica para o bem-estar das nossas populações. Vamos iniciar desde já a nossa cooperação nas áreas da proteção civil”, afirma Emílio Torrão, presidente da CIM Região de Coimbra.
Este momento solene assinala o culminar de uma relação profissional construída com empenho e respeito, abrindo caminho para uma colaboração mais profunda e estruturada entre os dois territórios. Recorde-se que os dois territórios já tinham trabalhado em conjunto através de um projeto de cooperação internacional no âmbito do Instituto Camões, que se revelou fundamental para estabelecer as bases desta parceria duradoura e mutuamente benéfica.
Durante a visita à Província de Terra do Fogo, os autarcas da CIM Região de Coimbra tiveram a oportunidade de reunir com o embaixador de Portugal na Argentina onde foi convidada para estar presente nas comemorações do Dia de Portugal na Argentina, enquanto convidada de honra.