Mensagem do Presidente

Emílio Torrão

Presidente da CIM Região de Coimbra

Região líder, inovadora e inclusiva

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra é uma associação de dezanove municípios a quem compete assegurar a articulação de atuação entre os municípios e organismos da administração central nas áreas do ordenamento do território, conservação da natureza, recursos naturais, segurança e proteção civil.

Os 19 Municípios que compõe a CIM Região de Coimbra, a maior CIM do nosso País, estão conscientes de que existem problemas que poderão ser melhor resolvidos numa escala supramunicipal, podendo assim obter ganhos de eficiência e eficácia e trabalhando sempre e com os Municípios. Cultivamos uma visão estratégica comum para a Região de Coimbra de acordo com as reais necessidades identificadas, conscientes das forças e fraquezas do território, e criando formas de promover o desenvolvimento harmonioso e gerir eficazmente os recursos disponíveis. Na CIM Região de Coimbra estamos empenhados no reforço efetivo dos laços de confiança entre os parceiros deste tão diverso território, reforço esse sustentado em políticas de coesão territorial, visando afirmar uma região com uma identidade forte e competitiva. Estamos determinados na mobilização dos agentes económicos, sociais, culturais e institucionais para a continuidade do diálogo que deu robustez ao nosso Plano Estratégico, e que consideramos fundamental na reflexão sobre o destino e ambição do território, pois dele depende o sucesso de projetos de dimensão supramunicipal que potenciem a região de Coimbra como região líder, inovadora e inclusiva. A afirmação política desta Comunidade Intermunicipal e desta região é outro dos desígnios que assumimos, cruzando esforços com as restantes Comunidades Intermunicipais da Região Centro, numa lógica de permanente esforço de concertação política face ao efeito polarizador das áreas metropolitanas e aos desafios decorrentes da internacionalização das nossas empresas. É este, de forma sumária, o guião de uma estratégia que alicerça a dinâmica e o objetivo último que nos motiva no dia a dia: afirmar a Região de Coimbra num Território com mais espírito empreendedor, mais coesão social mais qualidade de vida e mais riqueza.