Objetivos

Garantir que o turismo sustentável seja alcançado, centrando-se na melhoria dos instrumentos de política de turismo
Aumentar a eficácia dos instrumentos de política de turismo
Promover um processo de aprendizagem inter-regional de 4 anos
Desenvolver e implementar ferramentas para monitorizar os impactos do desenvolvimento sustentável para o turismo sustentável
 

Enquadramento

Os instrumentos políticos ainda não conseguem alinhar-se totalmente com os ODS em todos os níveis de governação do turismo, e as iniciativas de turismo sustentável não estão a ser medidas em termos de resultados de sustentabilidade. Uma autoavaliação e reflexão são muito necessárias para facilitar a identificação das fraquezas dos actuais instrumentos de política do turismo para identificar linhas de acção para o futuro. A questão já não é “como tornar o turismo (mais) sustentável?” mas sim “até que ponto o turismo está de facto a tornar-se mais sustentável?”.
O projeto promove um processo de aprendizagem inter-regional de 4 anos com o objetivo de aumentar a eficácia dos instrumentos de política de turismo, respondendo ao desafio proposto pelo ODS 12.b: “desenvolver e implementar ferramentas para monitorizar os impactos do desenvolvimento sustentável para o turismo sustentável”. O Tourism4SDG centrar-se-á em apoiar o Instrumento Político dos parceiros no alcance da sustentabilidade, melhorando a sua capacidade de medir a sustentabilidade do turismo, através da integração de metodologias de monitorização, ferramentas e indicadores específicos. Através deste processo de aprendizagem colaborativa, o projeto procura garantir que as decisões estratégicas relativas ao turismo sustentável sejam informadas por informações e dados valiosos, promovendo assim resultados de sucesso em sustentabilidade para as regiões participantes.
Além disso, através da cooperação territorial transnacional, com uma parceria que abrange 8 países diferentes da UE que actuam em diferentes níveis de governação (local, regional e nacional), permitirá também produzir dados comparáveis ​​sobre a monitorização da sustentabilidade do turismo.

Sobre o projeto

1Duração
01 ABRIL 2024 até 30 JUNHO 2028
2Financiamento
1,360,392.50 €

Parceiros

Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (Líder) | Portugal (PT)
Asociación Ibérica de Municipios Ribereños del Duero (AIMRD) | Espanha (ES)
Voivodia de Lubelskie | Polónia (PL)
Município de Nyíregyháza | Hungria (HU)
Visit Zuid-Limburg | Países Baixos (NL)
Comunidade da Aglomeração de LaRochelle | França (FR)
Ministério da Economia da República da Letónia | Letónia (LV)
Fundação de Turismo do Condado de Tartu | Estónia (EE)