Objetivos

Encontrar novas formas de assegurar a fertilidade e os serviços ambientais fornecidos por solos saudáveis
Abordar o problema dos resíduos e efluentes de origem pecuária
Perceber o impacto da emissão de gases com efeito de estufa, sobretudo o metano, resultante da atividade pecuária e de algumas culturas, em especial o arroz
A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra é entidade parceira do projeto Carb2Soil financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência que visa reforçar a complementaridade entre agricultura e pecuária para aumentar a fertilidade dos solos e a sua capacidade de sequestro de carbono. O projeto aborda quatro problemas fundamentais no futuro da humanidade no planeta terra, e em particular em Portugal.

  • (a) a questão da fertilidade do solo num futuro pós pico do petróleo, em que os fatores de produção derivados do petróleo se tornarão gradualmente mais proibitivos, torna imperativo encontrar novas formas de assegurar a fertilidade e os serviços ambientais fornecidos por solos saudáveis.
  • (b) o problema dos resíduos e efluentes de origem pecuária, que representam um sério problema ambiental e por vezes de saúde pública.
  • (c) a emissão de gases com efeito de estufa, sobretudo o metano, resultante da atividade pecuária e de algumas culturas, em especial o arroz.
  • (d) a capacidade de manter os níveis de produtividade agrícola, para satisfazer uma população mundial crescente.


  • O projeto, liderado pelo Instituto Politécnico de Coimbra, integra entidades públicas e privadas, sendo que CIM Região de Coimbra tem o papel de disseminar os resultados, envolvendo-se no processo de criação do sistema de certificação através do fornecimento de uma perspetiva mais política dos constrangimentos existentes no território. O projeto irá decorrer até ao ano de 2025. Este projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (www.recuperarportugal.gov.pt)