Objetivos

Criar condições para garantir um maior conhecimento do território rústico
Permitir aos proprietários identificar as suas propriedades rústicas e mistas de forma simples e gratuita, online ou num presencial balcão BUPi
Comunicar o projeto e seus propósitos e sensibilizar a população em geral para a importância do cadastro das suas propriedades rústicas e mistas

Proteja o que é seu, identifique as suas propriedades



 
O projeto BUPi RC - BUPi RC - Cadastro Simplificado do Território Rústico da Região de Coimbra, resulta da candidatura da CIM Região de Coimbra efetuada em parceria com os municípios de Arganil, Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.
A candidatura que totaliza um investimento elegível de 1.337.942,10€, propõe-se a cadastrar 35% (366.471 matrizes ) das matrizes prediais rústicas do território, através de um método simplificado que possibilite de forma mais rápida obter um mapa atual do território rústico. Trata-se de uma operação de grande importância que tem como objetivo principal possibilitar aos proprietários identificarem e registarem, gratuitamente, as suas parcelas de terrenos rústicos e mistos, com o propósito de garantir um maior conhecimento por parte do estado e dos proprietários do território existente, com a finalidade de garantir uma melhor gestão deste território e dos seus recursos.

QUEM PODE DECLARAR AS RGGs

As RGG podem ser efetuada por qualquer pessoa que possa admitir as seguintes qualidades:
Proprietário: aquele(s) que constam na Conservatória do Registo Predial
Interessado: aquele(s) que estão inscritos na matriz das finanças
Possuidor : aquele que se arroga proprietário, mas que não tem a inscrição atualizada na matriz
Representante: aquele que representa o proprietário ou o interessado através de um instrumento de mandato

Garanta a titularidade dos seus terrenos



 

O QUE É O BUPi

O BUPi Balcão Único do Prédio é uma plataforma para identificar , mapear e entender o território português , onde conhecimento é transformado em valor para todos O BUPi surge com o intuito de conhecer o território português de forma simples e inovadora, especialmente a norte do Tejo onde a maioria dos municípios não dispõem de qualquer forma de cadastro.
O projeto visa possibilitar aos cidadãos identificarem e registarem, gratuitamente, as parcelas de terrenos rústicos e mistos de que são proprietários.

COMO DEVO PROCEDER

O registo dos prédios rústicos e mistos pode ser efetuado de Online, ou fisicamente num dos vários balcões disponíveis em todo o território. Fisicamente: O processo RGG é promovido num balcão BUPi junto do Técnico Habilitado Online: O processo de esboço é iniciado pelo Promotor através do site do BUPi, e requer sempre a validação do Técnico Habilitado.

ONDE POSSO REGISTAR OS MEUS PRÉDIOS

Online: No website https://bupi.gov.pt/
Presencialmente: Nos balcões disponíveis no território - ver lista abaixo