
- Este evento já decorreu.
Comunicar é possível para TODOS
Dezembro 5, 2018 @ Dezembro 5, 2018 - Dezembro 5, 2018
GratuitoNavegação do Evento

Célia Sousa, doutorada em Ciências da Educação – Especialidade Comunicação pela UNEX, irá realizar no dia 5 de dezembro na Lousã, uma formação sob o tema “Comunicar é possível para TODOS…”.
A formação tem como objetivos principais:
▪ Identificar barreiras à mobilidade e de acesso à informação;
▪ Adquirir conhecimentos básicos relacionados com os conceitos de comunicação verbal e não-verbal;
▪ Sensibilizar para a importância da comunicação Aumentativa/alternativa;
▪ Identificar os sistemas aumentativos de comunicação.
Esta ação encontra as suas premissas no modelo da diversidade funcional, que implica o respeito de uns pelos outros e o esforço de todos para reduzir o diferencial entre o que se oferece e exige e o que cada um é capaz de fazer em determinado contexto.
Assim, retira-se o enfoque na deficiência/incapacidade e recusam-se os modelos que pretendem integrar a diferença, para apostar num modelo centrado na funcionalidade que promova a inclusão da diversidade enquanto fator de enriquecimento mútuo.
Uma das mais importantes necessidades do ser humano, é o seu relacionamento com os outros. Para expressão das suas necessidades, da sua vontade, para troca de pontos de vista, para um aumento do conhecimento mútuo, para fazer amigos, para a sua realização profissional, a comunicação é fator essencial.
Os estudos apontam que 10% da humanidade apresenta um qualquer tipo de deficiência. Desse grupo cerca de 0,5% é afetada por deficiências ao nível comunicativo. Muitas pessoas não são capazes de comunicar através da fala, o que nos leva necessariamente à questão:
▪ Como é que alguém que não fala consegue comunicar? ▪
Daí, a quase obrigação de nos esforçarmos por, empregando todos os meios ao nosso alcance para proporcionarmos àqueles de entre nós, com problemas de comunicação, se puderem expressar e fazer compreender pelos que os rodeiam.
A comunicação aumentativa e alternativa, aliada à tecnologia, tem como objetivo a oferta de métodos de ampliação das capacidades remanescentes de comunicação, ou de substituição, no caso da ausência de qualquer forma de expressão comunicativa percetível.
Este evento encontra-se enquadrado no projeto Realiza.te, cofinanciado pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.