A Fundação hispano-belga Finnova organizou, no dia 14 de fevereiro, o lançamento oficial do novo projeto europeu Erasmus+ Tech4TouristGuide: Inovação e turismo sustentável para a inclusão social“, que visa formar adultos em risco de exclusão social, especificamente reclusos e ex-reclusos do terceiro ciclo, na utilização de novas tecnologias aplicadas ao turismo sustentável e experiencial, promovendo a sua integração social e melhorando a sua empregabilidade como guias turísticos ”free tour”. O evento teve lugar na sede da Fundación MAS, em Sevilha, e reuniu personalidades de destaque nos domínios do financiamento europeu, da integração social e da educação de adultos.
O evento contou com a presença do antigo Presidente da Câmara de Sevilha e atual deputado europeu Juan Ignacio Zoido (Grupo do Partido Popular Europeu – Democratas-Cristãos), José Roda (Vice-Presidente do Conselho Geral das Confrarias e Irmandades de Sevilha), Myriam González-Gaggero (Subdiretora de Tratamento do Centro de Inserção Social “Luis Jiménez de Asúa”, Ministério do Interior, Governo espanhol), José Antonio Muñoz (Irmão Maior da Irmandade da Trindade), Juan Manuel Revuelta (Diretor-Geral da Fundação Finnova), José Manuel Requena (perito em gestão do Centro de Inserção Social “Luis Jiménez de Asúa”, Ministério do Interior, Governo espanhol), José Manuel Requena (gestor perito de Programas e Projectos da União Europeia em Política de Cooperação Territorial na Fundação Finnova), Vicente Martín (Presidente do Grupo MAS), Luis Miguel Pons (Gestor da Fundação MAS), Ana Redondo e Brígida Santos (Educadora Social e Integradora Social na Fundação Prolibertas), José Manuel Marquínez e José Antonio Ortega (Mordomo e Irmão Maior da Irmandade de Santa Cruz de Sevilha) e Amparo Morillo (Psicóloga na Associação Zaqueo para a Inserção Social).
Durante o evento, foi analisado o papel fundamental desempenhado pelas administrações públicas e pelas organizações privadas sem fins lucrativos, tais como confrarias, associações, fundações, ONG, etc., na promoção da integração social e na capacitação de pessoas em situações vulneráveis. Também foram explicadas as numerosas oportunidades de financiamento que a União Europeia coloca à disposição de projetos sociais e caritativos liderados por este tipo de entidades.
“É um orgulho ver as confrarias envolvidas num projeto deste calibre para a inserção social e laboral de pessoas em risco de exclusão”, afirmou Zoido. O antigo presidente da Câmara de Sevilha sublinhou a firme aposta da capital sevilhana no turismo e o excelente trabalho de projetos como este, que oferecerão a possibilidade de emprego digno a pessoas desfavorecidas.
O CEO da Finnova encorajou os presentes a pensar em novos projetos europeus, neste novo quadro financeiro da UE que está a começar agora, com um novo colégio de Comissários e um novo Parlamento Europeu que confere alguma estabilidade à UE. “Pensemos, por exemplo, num futuro projeto Interreg Espanha Portugal (Interreg POCTEP), que dispõe de um orçamento de 110 milhões de euros, dos quais 40 milhões se destinam ao pilar social, envolvendo confrarias sevilhanas e organizações portuguesas. Chegou o momento de iniciar projetos que contribuam para posicionar Sevilha e ajudar a sociedade. O prazo para a apresentação de candidaturas ao Interreg POCTEP termina a 14 de março e a Finnova pretende realizar um projeto de parceria público privada. Temos uma vasta experiência em projetos POCTEP e obtivemos 38 milhões de euros no programa anterior”, afirmou.
José Manuel Requena sublinhou as oportunidades que estas fontes de financiamento oferecem a diversas organizações, como irmandades, confrarias, associações, etc., que trabalham em “programas de formação” e “programas de caridade”.
Erasmus+ Tech4TouristGuide
Com um orçamento total de 60.000 euros financiado a 100% pela União Europeia e uma duração de 18 meses, o Erasmus+ Tech4TouristGuide: Inovação e turismo sustentável para a inclusão social“ é o primeiro projeto Erasmus+, para ”Associações de pequena escala”, financiado pela União Europeia a uma irmandade de penitência em Sevilha. Promovido pela Irmandade da Trindade de Sevilha, em colaboração com outros parceiros europeus em Espanha (a empresa valenciana Play&Go, líder do projeto, a Fundação Finnova, a Irmandade da Trindade e a Fundação Prolibertas), Itália (Comunità Terapeutica L’Angolo) e Portugal (Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra), o projeto tornou-se uma ação pioneira neste tipo de ações de colaboração de Associações de pequena escala apoiadas pela União Europeia no âmbito das irmandades e confrarias de Sevilha.