Hoje, dia 23 de fevereiro, a Universidade de Aveiro acolheu a 2ª Reunião Regional do Grupo de Partes Interessadas na Região Centro de Portugal, no âmbito da EMBRACER, que conta com a participação da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, enquanto parceira do projeto.
O objetivo do encontro foi promover a discussão e destacar a importância da participação da comunidade e da colaboração entre as partes interessadas. A agenda incluiu oradores relevantes, que partilharam casos de sucesso nos quais o envolvimento das comunidades locais e a colaboração com diversas partes interessadas resultaram no desenvolvimento de soluções intermodais personalizadas, atendendo às necessidades específicas de regiões rurais.
Os debates concentraram-se em estratégias para influenciar as decisões políticas que promovam o desenvolvimento da utilização de infraestruturas e abordem as diversas necessidades das comunidades, muitas vezes negligenciadas no planeamento tradicional de transportes.
Neste contexto, os sistemas de transporte flexíveis e a pedido podem desempenhar um papel importante. Será explorado um forte enfoque nos mecanismos de incentivo financeiro subjacentes ao Programa Operacional Centro 2021-2027 para promover iniciativas ecológicas, tais como a redução da pegada de carbono e a criação de uma rede de transportes mais consciente, inclusiva e resiliente do ponto de vista ambiental. Também serão discutidas as boas práticas identificadas na Parceria EMBRACER.
Foi, ainda, organizada uma mesa redonda no âmbito do tema principal do encontro, e os principais intervenientes apresentaram aos parceiros portugueses do EMBRACER boas práticas e iniciativas que possam trazer valor para o desenvolvimento da região.