CIMRC

Fax:   +351 239 795 209
@:   geral@cim-regiaodecoimbra.pt

Concelho de Oliveira do Hospital

A região em que se insere o concelho de Oliveira do Hospital é habitada desde tempos imemoriais.

Vestígios que remontam à Pré-história, aos Romanos e aos Árabes e tantos outros registos edificados, por todo o concelho, espelham a grandeza desta área.

A actual sede de concelho nasce na época da 2.ª Cruzada, quando em São João de Jerusalém, na Terra Santa, é fundado um Hospital que irá receber os peregrinos doentes, estropiados e vítimas de ataques e assaltos, em tão longa caminhada que os levaria junto do Santo Sepulcro.

O primitivo nome da povoação havia sido Ulvária, que significa terreno alagadiço, onde há ulvas; de Ulvária terá derivado para Ulveira e daqui, por analogia e deturpação, para Oliveira. O nome “do Hospital” resulta exactamente da atribuição de uma Comenda à Ordem dos Monges de S. João de Jerusalém, Ordem dos Hospitalários, também conhecida por Ordem de Malta.

Foi pois, no ano de 1120, que a Rainha D.ª Teresa, mãe de D.º Afonso Henriques, fez a doação desta vila aos cavaleiros da referida Ordem.

Tratava-se inicialmente de uma herdade entre Bobadela e Oliveira do Hospital, depois acrescentada em doações particulares e alargada nos seus domínios.

Supõe-se mesmo que era exactamente em Oliveira do Hospital que a Ordem de Malta tinha a sua sede ou convento principal, em edifício implantado no local onde actualmente se encontra o edifício dos Paços do Concelho e a Igreja Matriz.

Quando D. João III mandou fazer o Cadastro da População do Reino existiam na área do actual Concelho de Oliveira do Hospital, além desta, mais as seguintes vilas ou concelhos: Avô, Bobadela, Ervedal, Lagares, Lajeosa, Lagos, Lourosa, Nogueira, Penalva de Riba d´Alva, Seixo e Vila Pouca da Beira.

D. Manuel concedeu-lhe foral novo em 27 de Fevereiro de 1514.

No séc. XVII já lhe pertencia a pequena paróquia de Lajeosa, mas foi durante o séc. XIX, com as sucessivas reformas de âmbito administrativo e judicial que, pela extinção dos pequenos concelhos limítrofes de Lagares, Lagos da Beira, Nogueira do Cravo e Bobadela, o concelho de Oliveira do Hospital ficou com 9 freguesias e, mais tarde ainda, pela extinção dos concelhos de Penalva de Alva, Ervedal da Beira. E assim se formou o extenso concelho de Oliveira do Hospital, que recentemente passou de 21 para 16 freguesias, por força da reorganização administrativa territorial autárquica (Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro.

A vila de Oliveira do Hospital foi elevada à categoria de cidade pela Lei nº 23/93, de 2 de Julho.

Feriado Municipal: 7 de Outubro.

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Largo Conselheiro Cabral Metello