CIMRC

Fax:   +351 239 795 209
@:   geral@cim-regiaodecoimbra.pt

Concelho de Mira

Os indícios de vestígios antigos da vida humana no Concelho de Mira remontam a épocas antiquíssimas. Da época romana foram encontrados alguns materiais de construção, nomeadamente "tegulae" (telhas) e cerâmica doméstica. No periodo Muçulmano esta região terá sido palco de guerras entre cristãos e árabes quando estes dominaram Coimbra e zona envolvente. A influência árabe foi, aliás,muito nítida tendo mesmo a região um dos maiores focos de moçarabismo de toda a península.

É a partir da última conquista de Coimbra aos árabes, em 1064, que melhor se conhece a História das terras de Mira. Terá sido o primeiro Governador de Coimbra, o moçarabe Sisnando que entregou as terras de Mira a Soleima Godinho, sendo a posse confirmada em Fevereiro de 1095, por D. Raimundo e D. Urraca, então Senhores de Portucale.

A partir da construção do mosteiro de Santa Cruz estas terras passaram para a sua posse sendo arroteadas, valorizadas e levando à criação de novos povoados. Em 1442 D. Pedro (Regente de Portugal e Duque de Coimbra) concede autonomia administrativa à Vila de Mira e diversos previlégios para fixar população e desenvolver o lugar.

D. Manuel I concede foral de Mira em 28 de Agosto de 1514, e dá a administração da Vila a Gonçalo Tavares, o primeiro senhor de Mira.

Manteve-se o senhorio de Mira na Família dos Tavares até ao séc. XVIII, quando passou a integrar a Casa das Rainhas. E aí se manteve até à extinção do regime senhorial, em 1833.

Fonte: www.cm-mira.pt

Câmara Municipal de Mira