Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio

Sobre

Com o slogan “Imagine. Create. Succeed”, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) promove a 4.ª edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio.

Este concurso destina-se aos/às alunos/as e docentes do ensino secundário/profissional a frequentar um estabelecimento de ensino da Região de Coimbra.

Numa primeira fase, são dinamizados concursos municipais de ideias de negócio e a equipa classificada em primeiro lugar, representa o seu município nas finais intermunicipais.

Um bastão de caminhada com iluminação e GPS incorporado, criado como forma de assinalar a marcha dos vários praticantes desta modalidade, ou daqueles cuja orientação religiosa os leva a percorrer centenas de quilómetros todos os anos em direção aos seus locais de culto.

Uma fralda lavável criada a partir da lã de Ovelha Bordalina, concebida com uma clara preocupação ecológica, de reaproveitamento e potenciação de recursos naturais e de desenvolvimento local.

Estes são apenas duas das 303 ideias de negócio apresentadas por 2205 alunos da CIM Região de Coimbra, e que demonstram o espírito de iniciativa, de cooperação, a criatividade, a tenacidade, o trabalho em equipa, a compreensão dos riscos e o sentido de responsabilidade, possível de promover através do desenvolvimento de competências associadas ao empreendedorismo nas escolas.

No ano de implementação do programa (2013/2014) estiveram envolvidas 21 escolas, 61 turmas, 64 professores e 1058 alunos. Comparativamente, em 2015/2016, registou-se a presença de 39 escolas, 122 turmas, 118 professores e 2205 alunos. Assistimos assim, a um aumento de 86% de escolas, 100% de turmas, 84% de professores e 108% de alunos.

No que diz respeito a ideias de negócio em 2013/2014 foram submetidos 215 formulários, sendo que em 2015/2016 registaram-se 303, traduzindo-se assim num aumento de 41% relativamente ao início do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”.

As ideias de negócios vencedoras das finais intermunicipais têm demonstrado um elevado potencial no desenvolvimento da Região Centro, sendo desde 2013 premiadas no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC): HaQuiQueijo (2014: 1º Prémio), FriendCap (2015: 2.º Prémio) e Walking Pal (2016: 1.º Prémio).

O aumento progressivo do número de participantes envolvidos espelha o compromisso da comunidade em desenvolver nos jovens as competências necessárias para o séc. XXI, e que se enquadram no perfil empreendedor.