Imagine. Create. Succeed

Empreendedorismo

Ciente da necessidade de promoção da cultura empreendedora como ferramenta de desenvolvimento e crescimento regional, desde o ano de 2013 que a CIM Região de Coimbra promove o programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, permitindo aos jovens em idade escolar uma experiência real na área do empreendedorismo. Este tem o intuito de criar uma cultura empreendedora, promover o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade, sendo estas as bases que ajudam os empresários a transformar as suas ideias em ações e que aumentam também consideravelmente a empregabilidade. 

Enquadrado no projeto “Promoção do Espírito Empresarial da Região de Coimbra”, é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Na 4ª edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, a CIM Região de Coimbra alargou a sua intervenção às escolas do 1.º ciclo do ensino básico, uma vez que é nesta altura que a personalidade e a consciência das crianças adquirem contornos mais precisos e começam a explorar a sua individualidade. Constroem uma visão de mundo e de si mesmas como sujeitos diante de um estado de direito ao qual correspondem direitos e deveres. Começa aqui a necessidade de apoiar e incentivar aptidões, iniciativas e valores inerentes à criança, respeitando no entanto a sua individualidade. No que diz respeito ao 3.º ciclo, será implementada pela primeira vez a iniciativa “Expo Empresas”. As turmas serão desafiadas a criar a sua própria empresa tendo em consideração as características territoriais do seu município de forma particular e da Região de Coimbra de forma alargada, tendo os alunos como respetivos empresários.

Este programa destina-se aos/às alunos/as e docentes do 1.ºciclo do ensino básico, do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário/profissional dos estabelecimento de ensino dos municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Desta forma a CIM Região de Coimbra irá continuar a sua missão de desenvolver uma região inovadora, criativa, comprometida e competitiva, reconhecendo e valorizando o mérito dos jovens e da comunidade escolar, como ferramenta essencial de desenvolvimento do tecido social, económico e empresarial do seu território.

Siga-nos:

Empreendedorismo CIM-RC

Empreendedorismo CIM-RC Facebook