Produto turístico estruturado une Municípios da Região de Coimbra

AP GR BUSSACO05

A “Rede de oferta turística em espaços naturais – Valorização dos corredores de Património Natural da Região de Coimbra” é composta por três percursos, com cerca de 20 quilómetros cada, de dificuldade média, por entre serras e declives, e conduzirá os visitantes ao núcleo central da Mata Nacional do Buçaco.

O projeto une os três municípios – Mealhada, Mortágua e Penacova – e tem o apoio da Comunidade Intermunicipal – Região de Coimbra, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e da Agência de Desenvolvimento Gardunha 21/ Inature.

A “Rede de oferta turística em espaços naturais – Valorização dos corredores de Património Natural da Região de Coimbra”, é cofinanciada pelo Programa Operacional Regional Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

AP GR BUSSACO06As entidades que integram o projeto assinaram, após a sessão de apresentação, o “Compromisso do Bussaco” com vista à valorização da Mata Nacional e Serra do Bussaco.

O documento define como objetivos a “promoção e valorização da Mata Nacional do Bussaco, tornando-a um motor de desenvolvimento dos concelhos”, a “valorização do potencial endógeno do território” e a “dinamização da Mata e Serra do Bussaco em cooperação com instituições e agentes económicos”.

Para a concretização dos mesmos, todas as entidades se comprometem com iniciativas de promoção, divulgação e sensibilização e com a “estruturação da oferta turística, de uma forma integrada”.

O projeto centra-se no património natural, mas também do arquitetónico e até imaterial, cruzando-se com o projeto da rota das batalhas napoleónicas.

Segundo António Gravato, presidente da Fundação Mata do Bussaco, a Rede de oferta turística em espaços naturais – Valorização dos corredores de Património Natural da Região de Coimbra foi amplamente discutida, nomeadamente com juntas de freguesia e outras instituições.

Já João Ataíde, presidente da CIM Região de Coimbra, sublinha o enquadramento numa premissa de desenvolvimento de um produto turístico interligado com outras ofertas turísticas da região de Coimbra.

Pedro Machado, Presidente da Turismo Centro Portugal, saudou “a cooperação das três autarquias na criação deste produto turístico estruturado” que vai ao encontro das últimas tendências do turismo internacional que procura experiências assentes na natureza, nas experiências e na descoberta de territórios para além do sol e praia.

O presidente da Câmara da Mealhada, Rui Marqueiro, que falou em nome dos presidentes das Câmaras Municipais de Mortágua e de Penacova, sublinhou a ligação histórico-cultural entre estes três municípios dos distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu, com o ponto fulcral que é a Mata Nacional e Serra do Buçaco, adiantando que agora a urgência é a de avançar com os trabalhos.