Compromisso do Alva

AP GRANDE ROTA ALVA16MAI01704

As comunidades intermunicipais da Região de Coimbra (CIM-RC) e das Beiras e Serra da Estrela, juntamente com a rede das Aldeias de Xisto e a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM), assinaram a 16 de maio de 2017, em São Pedro de Alva, Penacova, o Compromisso do Alva que  permitirá avançar com  um consórcio que reúne parceiros públicos e privados, com o objetivo de dotar aquele percurso de todas as infraestruturas necessárias para o tornar um produto turístico apetecível.

A abertura de percursos pedestres e cicláveis permitirá que os turistas usufruam do esplendor da natureza ao longo de 106 quilómetros, desde a nascente, no Vale de Rossim, até ao local em que desagua o Alva, no rio Mondego, perto da localidade de Raiva.

A sessão, na Casa do Povo de São Pedro de Alva, incluiu a apresentação do traçado da Grande Rota do Alva.