CIM Região de Coimbra pioneira no lançamento do SI2E

APRESENTACAO SI2E 201704

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e oito grupos de ação local apresentaram terça-feira, dia 2 de maio de 2017, o Sistema de Incentivos ao Emprego e ao Empreendedorismo (SI2E), no valor global de cerca de 19 milhões de euros.

O sistema, que “visa operacionalizar os apoios ao empreendedorismo e à criação de emprego”, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro (‘Centro 2020’), é o primeiro a ser aprovado e apresentado, no âmbito dos apoios europeus concedidos através do quadro comunitário de apoio ‘Portugal 2020’.

Além da CIM da Região de Coimbra, que engloba 19 municípios – os 17 do distrito de Coimbra, Mealhada (distrito de Aveiro) e Mortágua (Viseu) – o projeto envolve oito grupos de ação local da Bairrada e Mondego, da Beira Serra, ADICES, do Ceira e Dueça, Pinhais do Zêzere, de Coimbra e Terras de Sicó.

Não é obrigatório, “não está escrito em parte nenhuma, mas estas entidades” entenderam que, para este programa, fazia todo o sentido “uma colaboração, esta parceria”, sublinhou Jorge Brandão, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), autoridade de gestão regional do ‘Portugal 2020’.

Também o presidente da CIM da Região de Coimbra, João Ataíde, destacou a cooperação entre esta entidade e os municípios que a integram e os grupos de ação local, que vai, por certo, ser determinante para a aplicação do sistema de acordo com os seus objetivos, que são a promoção da coesão territorial e a afirmação da competitividade da região. Este é um programa pelo qual se ansiava “há muito tempo e que é estruturante” para a área territorial da Região de Coimbra, sustentou João Ataíde.

Visando apoiar pequenas e microempresas, tanto relativamente à sua expansão e/ou modernização, como também à sua constituição, criar postos de trabalho e apoiar investimentos designadamente em máquinas, equipamentos, estudos, projetos e serviços, o programa promove “a discriminação positiva” a favor dos “territórios de baixa densidade”, sublinhou João Ataíde, que também é presidente da Câmara da Figueira da Foz.

Para Miguel Ventura, da ADIBER (Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra), que falava em representação dos grupos de ação local envolvidos no SI2E, “esta medida, direcionada ao emprego e ao empreendedorismo”, à escala de pequenas e microempresas, há muito que era necessária.

O último programa de apoio a micro e pequenas empresas e de desenvolvimento sustentado do território “tem quase quatro anos”, não tendo sido criado, de então para cá, nenhum outro, sublinhou o dirigente da ADIBER.

Também intervieram o delegado regional do IEFP, António Alberto Costa, e o secretário-geral da CIM da Região de Coimbra, Jorge Brito, que anunciou que as candidaturas ao SI2E abrem na quarta-feira, dia 3 de maio de 2017, e que a CIM vai promover “sessões técnicas” e e esclarecimento sobre o programa em diversas localidades da Região de Coimbra.

A sessão, que decorreu nas instalações do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em Coimbra, contou com a participação de autarcas dos municípios que integram a CIM e representantes dos grupos de ação local da região.