VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Socioambiental

Casa da Cultura César Oliveira – Oliveira do Hospital

3º Encontro-  6 de Maio 2017
Auditório Monsenhor Nunes Pereira – Pampilhosa da Serra

Esta atividade é um espaço ímpar de troca de saberes, de experiências diversificadas e, especialmente, como ocasião singular de ligação com o meio sociocultural.

É, também, uma mais-valia em termos de consolidação da identidade do CFAE Coimbra Interior e de consciencialização da função que a formação contínua desempenha, proporcionando aos professores e outros recursos humanos nela atuantes, uma cultura de desenvolvimento e de atualização, capaz de levar ao enriquecimento pessoal e profissional, por sua vez, com grande incidência nos seus papéis de educadores.

Promover e concretizar uma formação plural e integral dos professores que tenha repercussões efetivas na sua formação científica e nas suas práticas pedagógicas são alguns dos objetivos desta ação, que possibilita a reflexão pessoal, a prática interdisciplinar e a cooperação, por si, suscetíveis de impulsionarem, acompanharem e construírem criticamente a mudança no seio da comunidade educativa.

Assume-se também como oportunidade singular de as comunidades educativas poderem usufruir de um conjunto diversificado de atividades complementares e em circunstâncias favorecedoras do aperfeiçoamento científico, pedagógico e acréscimo cultural.

Objetivos

• Promover a aquisição de novas competências pedagógicas como desafios do século XXI;
  • Apresentar o papel dos recursos tecnológicos digitais no contexto escolar atual;
  • Consciencializar para uma conceção de desenvolvimento como construção coletiva capaz de gerar qualidade de vida nas dimensões ambiental, artística, económica, social, cultural e ética;
  • Adquirir conhecimentos que permitam estruturar uma visão global do que representa a mobilidade e a educação ambiental e os seus papéis na sociedade atual;
  • Desenvolver a cidadania e a tolerância através da abertura ao conhecimento, ao diálogo entre diversas áreas do saber e à diversidade cultural;
  • Debater problemas e soluções, diretrizes e ações dimensionadas com a cidadania, a ética ambiental e a escola;
  • Refletir sobre temas estratégicos com vista ao desenvolvimento sustentável, levando em consideração que é possível crescer sem degradar a Natureza;
  • Conciliar o conhecimento científico e tecnológico com a promoção do desenvolvimento sustentável.

Formação gratuita – 12 horas – 0,5 créditos
Em processo de acreditação pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua

CENTRO DE FORMAÇÃO DE ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS COIMBRA INTERIOR
Escola Secundária de Arganil