Empreendedorismo nas Escolas – Projeto alargado ao 1º ciclo

empreend-017-reuniao

Com a assinatura “Imagine. Create. Succeed”, a 4.a edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio, promovido pela CIM Região de Coimbra, tem como grande novidade, no ano letivo 2016/2017, o alargamento às escolas do 1.o ciclo do ensino básico do programa que permite aos jovens em idade escolar uma experiência real na área do empreendedorismo.

Hoje, terça-feira, na apresentação aos autarcas e técnicos dos 19 Municípios que compõe a maior comunidade intermunicipal do nosso país, o Secretário Executivo da CIM RC, Jorge Brito salientou a necessidade de promoção da cultura empreendedora como ferramenta de desenvolvimento e crescimento regional.

O alargamento às escolas do 1.o ciclo do ensino básico do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, a CIM Região de Coimbra justifica-se com o facto de esta ser a altura em que a personalidade e a consciência das crianças adquirem contornos mais precisos e estas começam a explorar a sua individualidade.

No que diz respeito ao 3.o ciclo, será implementada pela primeira vez a iniciativa “Expo Empresas”. As turmas serão desafiadas a criar a sua própria empresa tendo em consideração as características territoriais do seu município de forma particular e da Região de Coimbra de forma alargada, tendo os alunos como respetivos empresários.

O aumento progressivo do número de participantes envolvidos no Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio espelha o compromisso da CIM RC em desenvolver nos jovens as competências necessárias para o séc. XXI, e que se enquadram no perfil empreendedor.

A CIM Região de Coimbra irá continuar a sua missão de desenvolver uma região inovadora, criativa, comprometida e competitiva, reconhecendo e valorizando o mérito dos jovens e da comunidade escolar, como ferramenta essencial de desenvolvimento do tecido social, económico e empresarial do seu território.

Recorde-se que no ano de implementação do programa (2013/2014) estiveram envolvidas 21 escolas, 61 turmas, 64 professores e 1058 alunos. Comparativamente, em 2015/2016, registou-se a presença de 39 escolas, 122 turmas, 118 professores e 2205 alunos. Assistimos assim, a um aumento de 86% de escolas, 100% de turmas, 84% de professores e 108% de alunos.

No que respeita a ideias de negócio, em 2013/2014, foram submetidos 215 formulários, sendo que em 2015/2016 registaram-se 303, traduzindo-se assim num aumento de 41% relativamente ao início do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”.

As ideias de negócios vencedoras das finais intermunicipais têm demonstrado um elevado potencial no desenvolvimento da Região Centro, sendo desde 2013 premiadas no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC): HaQuiQueijo (2014: 1o Prémio), FriendCap (2015: 2.o Prémio) e Walking Pal (2016: 1.o Prémio).

A CIM de Coimbra está ainda a trabalhar uma solução que pretende salvaguardar a propriedade intelectual dos projetos.

Enquadrado no projeto “Promoção do Espírito Empresarial da Região de Coimbra”, o Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).