Walking Pal vence concurso de ideias da CCDRC

foto grupo mortagua

O projeto Walking Pal, dos alunos João Leitão, Rui Costa e Mateus Saldanha, sob orientação do professor José Augusto Rodrigues, do Agrupamento de Escolas de Mortágua, venceu esta tarde, em representação da CIM RC, a 3.ª edição do Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

A ideia de negócio consiste num bastão de caminhada com iluminação incorporada, através de duas fitas de led’s (uma na frente e outra na retaguarda), que servem para iluminar e sinalizar a marcha.

Esta iluminação pode ser fornecida através de uma bateria recarregável (tipo telemóvel) ou pilhas também elas recarregáveis, uma vez que terá também fitas fotovoltaicas que acumulam energia que será armazenada na bateria. O Walking Pal poderá ter ainda incorporado um localizador GPS.

Apoiados pela aguerrida claque que viajou de Mortágua, os mentores do Walking Pal passaram com distinção na apresentação do projeto, tendo o júri presidido pelo reitor da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor Manuel António Assunção elogiado a simplicidade e a viabilidade da ideia em termos técnicos e comerciais.

O júri atribuiu o 2.º lugar ao projeto Smart Saver, representante da CIM Viseu Dão Lafões e o 3.º lugar ao SRS – Secador de Roupa Solar, que representou a CIM da Região de Aveiro.

O vice presidente da CM Mortágua, Paulo Oliveira e o diretor do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Rui Costa associaram-se à festa dos vencedores que levaram para casa, entre outros prémios, um ipad.

O Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas, da CCDRC, elege o “Aluno Empreendedor 2016” entre os representantes das comunidades intermunicipais da região Centro, tendo como objectivo sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo, promovendo a iniciativa e o dinamismo nas comunidades onde se inserem.

Durante o ano lectivo 2015/2016, várias escolas básicas, secundárias e profissionais promoveram ações de sensibilização para o empreendedorismo, junto da população escolar, com o acompanhamento dos respetivos professores.

As ações ao nível de escola culminaram na realização de concursos municipais de ideias de negócio e posteriormente nos concursos intermunicipais, com a forte colaboração das comunidades intermunicipais (CIM).

Recorde-se que o projeto Walking Pal foi o grande vencedor, no 3.º ciclo, da Final Intermunicipal realizada, a 4 de junho, no CAE, na Figueira da Foz.