Programa Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra

CFAE Beira Mar

Oficinas de formação de professores já trabalham

O programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, promovido pela CIM Região de Coimbra, arrancou na passada segunda-feira, com o início da atividade da oficina de formação de professores CFAE Beira-Mar, na Figueira da Foz.

Instalada no Centro de Artes e Espetáculos, a oficina CFAE Beira-Mar é frequentada por 15

professores e integra a estrutura do programa, neste área, para o presente ano letivo que, além da oficina da Praia da Claridade, é composta pela CFAE Minerva e CFAE Nova Ágora – com início dos trabalhos previsto para 1 de março de 2016 -, e a CFAE Coimbra Interior, que começará a trabalhar dentro de uma semana.

De salientar, o facto do número de inscritos na oficina de formação de Coimbra ter proporcionado a abertura de uma quarta oficina de formação de professores e de, no presente ano letivo, o programa promovido pela CIM Região de Coimbra incluir uma mão cheia de novidades, com vista a reforçar a componente de inovação e criação de valor.

O programa Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra tem como principais objetivos, o desenvolvimento de soluções educativas e de formação em empreendedorismo, baseadas num modelo de ensino próprio e na metodologia “learning by doing”, a criação de uma cultura empreendedora, apostando no desenvolvimento de competências e na resolução de problemas e desafios e o desenvolvimento do empreendedorismo local.

Com a missão de estimular a comunidade escolar para o empreendedorismo, o programa abrange 200 professores e 3200 alunos, do 3.o ciclo, ensino secundário e profissional, dos 19 Municípios da Região de Coimbra.

Entre abril e maio de 2016 serão realizados os concursos municipais de ideias de negócio e nos dias 4 e 5 de junho, estão já agendadas as finais intermunicipais, respetivamente, de 3.o ciclo e ensino secundário e profissional.

Este programa é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e pelo FEDER.