Mobilidade e Transportes

CI3MAR2016

CIM Região de Coimbra aprova protocolo com a Metro Mondego SA

O Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou ontem, quinta-feira, a assinatura de um protocolo de colaboração com a Metro Mondego SA no âmbito da Mobilidade e Transportes.

Nos termos do Regulamento Jurídico de Serviço Público de Transporte de Passageiros (Lei 52/2015 de 9 de junho), a CIM Região de Coimbra passou a ser considerada: autoridade de transporte competente quanto aos serviços públicos de transporte de passageiros intermunicipais que se desenvolvam integral ou maioritariamente na respetiva área geográfica.

O projeto do Sistema de Mobilidade do Mondego é reconhecidamente o elemento estruturante de qualquer rede de transportes e plano de mobilidade da região, como aliás é referido, nomeadamente, no Plano Estratégico de Transportes e no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da CIM Região de Coimbra.

O conjunto de estudos e outros elementos sobre a mobilidade e o planeamento de redes de transporte na região já realizados, além da experiência e capacidade técnica, tornam a Metro Mondego o parceiro indicado para a adequada capacitação da CIM Região de Coimbra na assunção das suas competências como autoridade de transportes.

O protocolo de colaboração entre a CIM Região de Coimbra e a Metro Mondego SA tem como objetivo a criação de uma plataforma de trabalho, com a participação de técnicos da Metro Mondego, que terá como objetivo dinamizar ações de interesse comum e agilizar o desenvolvimento do modelo organizacional e procedimental mais adequado à realidade da Região de Coimbra, no que diz respeito à área da mobilidade e transportes.