A deslumbrante Região de Coimbra

presidentes foto destaque

A participação, pela primeira vez, da CIM Região de Coimbra no Programa de Compradores Internacionais (Hosted Buyers), que visa a promoção externa de Portugal enquanto destino turístico, marcou positivamente a presença desta Comunidade Intermunicipal na BTL 2016. Como resultado da série de reuniões com agentes e operadores, foram agendadas visitas ao território da CIM Região de Coimbra com vista à criação de um ecossistema de geração de riqueza.

A CIM Região de Coimbra deu a conhecer alguns dos projetos que ilustram o presente e que marcarão o futuro desta comunidade, proporcionando aos visitantes e operadores presentes na BTL 2016 um roteiro da excelência do território.

Representando 19 municípios e quase 500.000 pessoas, a Região de Coimbra assume-se como uma plataforma de convergência intermunicipal ao serviço da competitividade, da inclusão e da coesão do território. O desenvolvimento turístico sustentável assume-se como um pilar central da estratégia da região e como um dos sectores mais dinâmicos da sua economia.

A Região de Coimbra é o maior destino turístico do Centro, com 21% das dormidas, contribuindo decisivamente para o sucesso de uma das regiões turísticas do país com maior crescimento nos últimos anos. Possui um rico e diversificado conjunto de recursos paisagísticos, patrimoniais e naturais com enorme potencial turístico, desde o património mundial UNESCO aos espaços naturais classificados, da frente oceânica às praias fluviais, da montanha aos espaços urbanos, das estâncias termais aos centros de congressos, dos grandes festivais culturais ao desporto de aventura, da rica gastronomia à arte contemporânea.

Na BTL 2016, a CIM Região de Coimbra, integrada no stand do Turismo do Centro de Portugal, deu a conhecer o que de melhor possui. Os eventos estratégicos da Figueira da Foz, o vídeo “Arganil – um lugar para os sentidos”, o Programa de Eventos Lousã 2016 e a apresentação do projeto Experiências de Xisto/ Turismo Acessível – Activar, antecederam o contacto dos convidados e visitantes com o projeto Poiares Capriland, de Vila Nova de Poiares.

O Centro de Trail Running e BTT e o Centro de Competências, de Penacova, demonstraram o carater inovador da Região de Coimbra, que levou à BTL outros excelentes exemplos nesta área: o vídeo promocional e a Agenda de Eventos do Município Coimbra, o Museu Multimédia PO.RO.S e o Guia Turístico, de Condeixa-a-Nova.

A rica gastronomia da Região de Coimbra ajudou ao êxito do Dia CIM Região de Coimbra, com operadores, parceiros, convidados e visitantes a saborearem Peixinhos do Rio e Enguias, de Penacova, a Chanfana e a Trouxa Cabreira, de Vila Nova de Poiares, as Quatro Maravilhas da Mealhada [Água, Pão, Vinho e Leitão], a Doçaria e a Bolaria Tradicional da Lousã, o espumante da Adega Cooperativa de Cantanhede e o Bolo de Ançã, as Nevadas, de Penacova, e os Pastéis, de Lorvão, a Escarpiada, de Condeixa-a-Nova e o Poiarito, de Vila Nova de Poiares; o vinho da Quinta de Foz de Arouce, o afamado Licor Beirão, o Mel e o Chá da Lousã.

A Confraria da Chanfana, de Vila Nova de Poiares, o Carnaval da Mealhada e o Fado (de Coimbra) ao Centro completaram o programa.

Por outras palavras: a CIM Região de Coimbra deslumbrou a BTL 2016!