POLÍTICA DE ALIMENTAÇÃO URBANA – CIM Região de Coimbra adere ao Pacto de Milão

alimentarsinergias_peticaomilao

O Conselho Intermunicipal da Região de Coimbra aprovou a adesão desta Comunidade Intermunicipal ao Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana.

Com esta decisão, a CIM Região de Coimbra compromete-se a implementar políticas coerentes e programas intermunicipais relacionados com a alimentação.

Criado a dia 15 de outubro de 2015, durante a Expo Milão 2015, o pacto pretende envolver o maior número possível de cidades/vilas e autoridades locais de todo o mundo no desenvolvimento de estratégias locais – municipais e intermunicipais – de segurança alimentar e nutricional que integrem seis áreas de política pública, nomeadamente Agricultura e sistemas Agroalimentares, Ambiente e Recursos Naturais, Economia, Saúde, Educação e implementar um conjunto de projetos e medidas que visam a sensibilização dos cidadãos para as questões que o Pacto visa corrigir.

Recorde-se que a Assembleia da República, através da aprovação da Resolução intitulada “Combate ao desperdício alimentar e promoção de uma gestão eficiente dos alimentos”, declarou 2016 como o Ano Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar.