Jorge Brito é o novo Primeiro Secretário do Secretariado Executivo Intermunicipal

DSC_5797

A Assembleia Intermunicipal da Região de Coimbra aprovou hoje, terça-feira, dia 29 de dezembro, Jorge Miguel Marques de Brito para o cargo de Primeiro Secretário do Secretariado Executivo Intermunicipal da CIM RC.

A proposta do Conselho Intermunicipal foi aprovada com 33 votos a favor, 11 votos brancos e três votos contra, durante a reunião da Assembleia Intermunicipal da Região de Coimbra, na sede da CIM RC.

Especialista em estudos ambientais, mestre em geociências e doutorando em território, risco e políticas públicas, Jorge de Brito, de 35 anos, exerceu, entre outras, as funções de chefe do Gabinete de Apoio ao Investidor da Câmara Municipal de Coimbra, vereador da Câmara Municipal de Seia e de administrador da Sociedade Teleférico da Torre, na Serra da Estrela.

Luís Marinho, presidente da Assembleia Intermunicipal da Região de Coimbra, salientou a competência de Jorge Miguel Marques de Brito e o consenso que este obteve no Conselho Intermunicipal, desejando ao novo Primeiro Secretário as maiores felicidades.

João Ataíde, presidente do Conselho Intermunicipal da Região de
Coimbra, destacou o conhecimento e a identificação de Jorge de Brito com os dossiers que terá em mãos a partir de agora e aludiu às responsabilidades do novo responsável da CIM RC, que será o mediador junto dos 19 Municípios dos projetos comuns, e cuja reconhecida competência é garante de trabalho profícuo.

Numa breve intervenção, após a tomada de posse, Jorge de Brito, Primeiro Secretário do Secretariado Executivo Intermunicipal da CIM RC agradeceu o voto de confiança da assembleia e assumiu o compromisso pessoal de dedicar todo o empenho às novas funções.

A recordação de Jorge Bento, anterior secretário executivo da CIM RC, recentemente falecido, surgiu no discurso de Jorge de Brito em sinal de homenagem: ” tenho pelo Eng.º Jorge Bento a maior consideração no plano pessoal e profissional; uma personalidade ímpar que realizou um trabalho de altíssimo nível”.

Dirigindo-se a toda a Comunidade Intermunicipal, o novo Primeiro Secretário disse que a CIM RC “tem de ser, cada vez mais, uma caixa de ferramentas” em prol de políticas públicas que sirvam como alavanca de desenvolvimento a nível local e regional.
“Tudo farei para trabalhar em prol da CIM Região de Coimbra e para que esta se afirme como uma decisiva alavanca do crescimento e desenvolvimento, ao serviço das pessoas, dos agentes públicos e dos agentes privados”, garantiu.

Na reunião ontem realizada, a Assembleia Intermunicipal da Região de Coimbra aprovou um voto de pesar e cumpriu um minuto de silêncio em homenagem a Jorge Bento, anterior Secretário Executivo, falecido a 2 de dezembro, tendo Luís Marinho, presidente da AI enaltecido a extrema competência e dedicação do “Homem e do amigo que deixa uma enorme saudade no coração e que ficará perpetuado na memória da CIM RC que ajudou a criar”.

A AI aprovou, também, um voto de pesar e cumpriu um minuto de silêncio em homenagem a Pignatelli Queiroz, membro efetivo deste órgão que Fernando Antunes, vice presidente da Assembleia Intermunicipal da Região de Coimbra, elogiou como personalidade ímpar, exemplo de cidadania, autarca de renome e um lutador das causas sociais.

A Assembleia Intermunicipal da Região de Coimbra aprovou por maioria, com sete abstenções, o Plano e Orçamento para 2016.

A Assembleia Intermunicipal da Região de Coimbra, presidida por Luís Marinho e tendo como vice-presidente Fernando Antunes e como secretário José Maia Gomes, é formada por (74) representantes de cada uma das 19 Assembleias Municipais, eleitos de forma proporcional, variando o seu número consoante o número de eleitores de cada município.

DSC_5818