CIMRC aposta na promoção do espírito empresarial da Região

espirito empresarial

Considerando o contexto regional, marcado pela presença de várias entidades com intervenção direta no domínio do empreendedorismo e criação de empresas, a CIM da Região de Coimbra submeteu uma candidatura ao SIAC – Sistemas de Apoio a Ações Coletivas, no âmbito do aviso do concurso do Programa Operacional Regional, Centro 2020.

Esta candidatura visa a promoção do espírito empresarial através de iniciativas em rede, com elevada amplitude e transversalidade setorial, que garantem os necessários suportes à dinamização de iniciativas de deteção, de estímulo e de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo na Região.

Pretende-se dar continuidade à promoção da rede de cooperação, já existente, ancorada na CIM RC, sendo a mesma reforçada com novas parcerias entre entidades de dentro e de fora da Região mas que desempenhem um papel decisivo na promoção do empreendedorismo.

Entre as ações propostas, destaca-se a promoção da educação para o empreendedorismo nas escolas de 3.º ciclo e secundário/profissional, o apoio à criação de empresas, a promoção do espírito empresarial através da valorização dos produtos endógenos e a implementação de um laboratório de inovação turística.

Com um período de execução de 24 meses, a candidatura apresenta um investimento total de cerca de um milhão de euros e abrange os dezanove municípios da CIM da Região de Coimbra, em consonância com as orientações estratégicas definidas para o horizonte temporal 2014-2020.