Concurso Intermunicipal de Negócio-Secundário/ Profissional

1.º CLASS FINAL TABUA

Friendcap vence final em Arganil

O projeto Friendcap, dos alunos Viviana Alves, Vanessa Gama e António Ferreira, da Escola Secundária de Arganil, foi o grande vencedor da final do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio-Secundário/Profissional realizada no passado sábado, no auditório do Centro Cultural de Tábua.

Orientados pelos professores Vânia Silva e Carlos Amaral, os alunos da escola arganilense desenvolveram um boné especial que orienta os invisuais durante os percursos do dia-a-dia, complementando com o êxito o uso da tradicional bengala. Cada um dos alunos recebeu um cheque tecnológico no valor de 400 euros.

Valorizando um produto endógeno da região, o projeto HealthBiscuit, dos alunos Nuno Martins, Danny Carvalheiro e Filipe Silva, da Escola Profissional de Montemor-o-Velho, garantiu o 2.ºlugar. A professora Florbela Leite apoiou os três alunos na criação de um biscoito de arroz carolino. Cada um dos alunos recebeu um cheque tecnológico de 200 euros.

O 3.º lugar do concurso tem também “sabor regional”, pois o júri foi sensível aos Caçoilinhos de Chanfana, que viajaram da EB e Secundária Dr. Daniel de Matos, em Vila Nova de Poiares. As alunas Dora Castanheira, Ana Campos e Gabriela Jorge, coordenadas pelas professoras Susana Santos e Ana Coimbra, criaram um meio de aproximar o grande público desta iguaria regional. Cada aluna recebeu um cheque tecnológico no valor de 100 euros.

O vice-presidente da CIM RC, José Carlos Alexandrino, o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro, bem como vários vereadores dos 19 Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra participaram na distribuição de certificados e dos prémios aos 43 alunos participantes na sessão realizada em Tábua e autores dos 17 projetos apresentados na final.

Ao longo do ano letivo, os alunos com o apoio dos professores e de consultores especializados, desenvolveram os seus projetos, que apresentaram a concurso com outras equipas nos dezanove concursos que realizaram a nível municipal.

Esta iniciativa enquadra-se no projeto de Promoção do Empreendedorismo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, cofinanciado pelo QREN – Programa Operacional Regional do Centro, Mais Centro.