CIM Região de Coimbra promove o sucesso escolar

REUNIAO CIMRC AGRUPAMENTOS

A Cim Região de Coimbra candidatou ao PO Centro 2020, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, um ambicioso programa de promoção do sucesso escolar em que os Agrupamentos de Escola terão um importante papel de dinamização de projetos pedagógicos.

Assim, com vista à divulgação e operacionalização do Programa Supramunicipal de Prevenção do Abandono Escolar e Promoção da Igualdade de Acesso ao Ensino realizou-se segunda-feira, na sede da Cim Região de Coimbra, uma reunião com responsáveis de Agrupamentos de Escolas e de Escolas não integrantes de agrupamentos.

Uma outra vertente do programa incide na abordagem às famílias, sensibilizando-as e mobilizando-as para a importância da educação e da acumulação de saberes de crianças e jovens.

A apresentação do Diagnóstico-síntese e do Plano de Ação coube ao Professor António Rochette, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sendo complementado pela Professora Lucília Salgado, da Escola Superior de Educação de Coimbra, consultores da Cim neste Programa Supramunicipal.

Desta reunião ficou clara a atenção que deve ser dada logo nos níveis da educação pré-escolar para um percurso de sucesso na escola e na vida.

Este programa foi construído a partir de um extenso estudo de caraterização socioeducativo no território da Comunidade e de uma análise profunda dos resultados em todas as escolas e em todos os municípios, tentando identificar as debilidades nesta área da educação.

Apesar do curto espaço de tempo disponível, e de ainda não estarem bem definidas as regras de acesso aos Fundos Comunitários, foi lançado, às escolas, o desafio de se iniciar este programa já no próximo ano letivo.