“Roses of Areas” Vence Desafio Municipal de Criatividade e Inovação

DESAFIO POIARES01A CIM Região de Coimbra em parceria com o município de Vila Nova de Poiares, dando sequência aos Desafios Municipais de Criatividade e Inovação, dinamizou o 11º Desafio de Criatividade e Inovação, subordinado à temática: Valorizar e gerir os recursos endógenos do concelho de Poiares, integrado na Semana do Empreendedorismo a decorrer entre 27 de Abril e 2 de Maio no Centro Cultural de Poiares.

Após uma animada sessão de geração de ideias, da qual resultaram 45 potenciais ideias de negócio, as/os presentes, organizada(o)s por equipas, iniciaram o caminho da transformação da solução escolhida em ideia de negócio, encontrando suporte técnico nas ferramentas específicas disponibilizadas para o efeito.

Neste processo, o testemunho e o acompanhamento dos trabalhos pelos mentores: Andreia de Carvalho, promotora do Atelier de Artesanato Xibita Souvenirs, António Queirós da empresa Eficácia – Promoção e Gestão Imobiliária, Lda e Paulo Carvalho promotor da empresa PoiarQui – Arquitetura e Engenharia, Lda, com experiências diferenciadas e sólidas na esfera dos negócios, constituíram-se como pedra angular para o sucesso da iniciativa.

A sessão terminou com a apresentação plenária dos projetos desenvolvidos, perante uma mesa de Júri, constituída por personalidades de reconhecido mérito: Artur Santos, Vice-Presidente do Município de Vila Nova de Poiares; Ana Souto da Associação de Desenvolvimento DUECEIRA e Fátima Cardoso da Cooperativa Agrícola de Vila Nova de Poiares.

Anunciados os vencedores e entregues os Troféus, concebidos e oferecidos pela Empresa XIBITA Souvenirs, às equipas classificadas em 1º, 2º e 3º lugares, os membros do Júri expressaram a sua satisfação pelas ideias apresentadas e desenvolvidas num tão curto espaço de tempo, mencionando o sério potencial de algumas delas. Da DUECEIRA surgiu o convite à apresentação de candidaturas a financiamento do Programa LEADER que abrirá em breve.

Os premiados foram:

1º Lugar: “Roses of Áreas” (Cultura de plantas endógenas para satisfazer necessidades tanto a nível cosmético como medicinal, em terrenos abandonados), dos proponentes: Diogo Almeida e Jorge Ferreira.

2º Lugar: “Loja colaborativa” (produção e comercialização de produtos gastronómicos locais e salão de chás de ervas autóctones) dos proponentes: Sílvia Pinto, António Barraqueiro, António Oliveira, Isabel Lopes.

3º Lugar: “Sweet Red” (produção de frutos vermelhos e confecção de compotas para comercialização) dos proponentes: David Teixeira, Mariana Fernandes, Ana Almeida e Bruno Carvalho.

Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto de Promoção do Empreendedorismo em progresso na CIM RC, co-financiado pelo QREN (Mais Centro).