Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio – 3.º ciclo

RollPro conquista 1.º lugar

O projeto RollPro, do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz, venceu a final do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio – 3.º ciclo realizada sábado, no auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra. Os alunos Filipa Oliveira, Rafael Rodrigues e Gonçalo Silva foram orientados durante a conceção do projeto pela professora Bela Matos.

O júri atribuiu o 2.º lugar ao projeto Leaves Pellets, em representação do Agrupamento de Escolas de Mortágua, que tem como promotores os alunos João Leitão, Mateus Saldanha e Rui da Costa, orientados pela professora Carla Mota.

O projeto Caps Honey, do Agrupamento de Escolas da Pampilhosa da Serra, assegurou o 3.º lugar. Francisca Caires e Gabriela Martins são as autoras da ideia e contaram como apoio da professora Sílvia Marques.

Ricardo Alves, vice-presidente da CIM Região de Coimbra, e Jorge Alves, vereador da Câmara Municipal de Coimbra entregaram os prémios aos autores dos três melhores projetos.

O júri, composto por Rui Antunes, presidente do IPC, Cristina Oliveira, delegada regional do Centro da DGEstE, Deolinda Estevinho, representante da Universidade de Coimbra, Luís Jorge Fardilha, IPDJ, e Rita Fernandes, da ANESPO, apreciou oito ideias oriundas dos Municípios de Coimbra, Figueira da Foz, Condeixa-a-Nova, Penela, Mortágua, Tábua, Pampilhosa da Serra e Góis.

Este concurso tem como objetivo incentivar o espírito empreendedor, de iniciativa, de cooperação e a criatividade, nos jovens em idade escolar.

Este ano o programa foi alargado aos alunos do 3º Ciclo, além do Secundário e Profissional, realizando-se a 2:º final intermunicipal no dia 30 de maio, em Tábua.

Ao longo do ano letivo, os alunos com o apoio dos professores e de consultores especializados, desenvolveram os seus projetos, que apresentaram a concurso com outras equipas nos dezanove concursos que realizaram a nível municipal.

Esta iniciativa enquadra-se no projeto de Promoção do Empreendedorismo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, cofinanciado pelo QREN – Programa Operacional Regional do Centro, Mais Centro.