Renovar a Agricultura na Região de Coimbra

SOURE 5
O Município de Soure acolheu, na Biblioteca Municipal, o primeiro dos dois Desafios de Criatividade e Inovação a realizar, no primeiro semestre de 2015, pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, subordinados à temática: Renovar a Agricultura na Região de Coimbra. Produzir mais e melhor. Vender pelo justo valor.

As intervenções de Eugénio Rangel, em representação da DRAPC, e da investigadora Fátima Oliveira, da ESAC, focaram os incentivos do Portugal 2020 para a atividade agrícola e as tendências e potencialidades do setor no contexto atual, nomeadamente realçando a necessidade de acrescentar valor aos bons e variados e produtos locais já existentes.

O promotor da Salinicultura da Figueira da Foz, José João Rodrigues convidou a plateia a observar com atenção paisagens da Salinicultura, afirmando que por trás do “Sal Tal Qual” encontrou uma imensidão de recursos visíveis por todos, mas ainda não valorizados… Afirmou que “é assim com todas as coisas da vida: por de trás de qualquer produto que já valorizamos, existem recursos complementares de valor ainda desconhecido para os sentidos, aos quais é necessário dar atenção para inovar”.

Entre as 67 ideias lançadas na sessão de geração de ideias, surgiram robots manipulados por clientes/visitantes que amanhem as terras; produção de leite de burra; ginásio campestre; cerveja artesanal de centeio; concursos de cavar terra; creche campesina; árvores adotadas por pessoas/famílias; etc.

Com o acompanhamento de mentores experientes: António Simões Cardoso (Presidente da Cooperativa Agrícola) e José João Rodrigues (Agente de Desenvolvimento e mentor das conhecidas Redes Colaborativas), as/os presentes, organizada(o)s por equipas classificaram e escolheram a ideia de negócio a desenvolver.

A sessão terminou com a apresentação pública dos projetos desenvolvidos. De notar a presença de um público constituído essencialmente por mulheres jovens, a maioria com qualificação superior. Ficou a certeza de que alguns dos projetos desenvolvidos serão uma realidade muito em breve.

Estas iniciativas enquadram-se no âmbito do projeto de Promoção do Empreendedorismo em progresso na CIM RC, co-financiado pelo QREN (Mais Centro).