Inovar na Criação de Negócios Sociais na Região de Coimbra

IDEIAS DE NEGÓCIO - CIM (9)O Município da Lousã acolheu, no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, o segundo dos dois Desafios de Criatividade e Inovação dinamizados, no primeiro semestre de 2015, pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, subordinado à temática: Inovar na Criação de Negócios Sociais na Região de Coimbra.

As intervenções de Rui Ramos, em representação da ARCIL e de Liliana Simões, em representação da ADSCCL presentearam os participantes com o testemunho de duas experiências vivas de caracter local, bem diferentes, pela dimensão e atividades desenvolvidas no contexto da Economia Social.

Em representação da CASES, Catia Cohen, focou a sua apresentação na temática do Cooperativismo como organização e dos apoios disponíveis para estas estruturas.

Depois, o promotor da Salicultura da Figueira da Foz, José João Rodrigues convidou a plateia a observar com atenção paisagens da Salicultura, afirmando que por trás do “Sal Tal Qual” encontrou uma imensidão de recursos visíveis por todos, mas ainda não valorizados…

Com os olhos postos no desafio proposto, as energias centraram-se, na sessão da tarde, na geração de ideias para Inovar na criação de negócios sociais na Região de Coimbra. Surgiram mais de 40 ideias, muitas delas com potencial de desenvolvimento bem interessante.

Os mentores/consultores experientes presentes na sessão: Rui Ramos (Presidente da ARCIL), Liliana Simões (Presidente da ADSCCL) e José João Rodrigues (Agente de Desenvolvimento e mentor das conhecidas Redes Colaborativas), manifestaram o seu interesse em acompanhar as ideias emergentes.

Estas iniciativas enquadram-se no âmbito do projeto de Promoção do Empreendedorismo em progresso na CIM RC, co-financiado pelo QREN (Mais Centro).