Workshop de Modernização Administrativa: “Coimbra Região Competitiva”

sessao cimrc condeixa04fev015
No âmbito da elaboração de uma candidatura a um Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, a CIM Região de Coimbra está a estruturar o respetivo documento de suporte – Investimentos Territoriais Integrados (ITI).
Uma das áreas de intervenção da CIM, genericamente designada por “modernização administrativa”, incide sobre a diminuição dos custos de contexto, desburocratização, agilização da prestação de serviços às empresas e aos cidadãos com recurso à utilização de plataformas eletrónicas de prestação de serviços online e capacitação de recursos humanos.
A fim de se construir um consenso entre os 19 municípios da CIM RC, realizou-se, quarta-feira, dia 4 fevereiro 2015, na Pousada de Condeixa, uma sessão de trabalho com vista à apresentação e discussão de um projeto coerente e integrado de carater supramunicipal, que visará, melhorando a qualidade dos serviços prestados pelos municípios, reforçar a competitividade da Região de Coimbra.
Este workshop, destinado aos decisores políticos municipais, envolveu igualmente técnicos municipais e logrou alcançar um total consenso sobre as soluções apresentadas pela consultora DELOITTE, a quem a CIM recorreu como consultora nesta área da modernização administrativa.
Paralelamente decorre um levantamento dos níveis de maturidade, à escala municipal, no tocante à utilização das TIC – disponibilização de serviços online, desmaterialização de processos e inventariação da infraestrutura de hardware instalada, num trabalho desenvolvido pela AIRC e pela DELOITTE. Com a validação, pelos 19 Municípios da CIM RC, da proposta apresentada, a CIM passará à fase de elaboração de um Plano de Ação, a integrar o ITI da Região de Coimbra a candidatar ao PO CENTRO 2020.