Sistema de desinfeção para escadas rolantes e sistema de espumas para isolamento de edifícios vencem concurso de empreendedorismo

autores 10 IDEIAS

Clean HandrailsO  Clean Handrails é um sistema de desinfeção aplicado a tapetes e escadas rolantes em zonas de grande densidade populacional e foi considerado pelo júri a ideia Mais Criativa do concurso de empreendedorismo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Consiste na criação de um sistema para combater as infeções em espaços de muita afluência, desde centros comerciais, metros, aeroportos, universidades e hospitais.

Segundo Cândida Malsa, trata-se de um produto de baixo custo, que complementa e não substitui nada, que está em fase de patente, já com dois protótipos à espera de validação, num processo que pode demorar seis meses.

O projeto contém ainda um estudo de identificação das bactérias presentes nas escadas rolantes “em zona de alimentação ou de estacionamento”.

O projeto Isoturtle, dinamizado pelo casal Vítor e Ana Costa, garantiu o prémio para a ideia mais exequível. Consiste na criação de um negócio de venda e aplicação de espumas de isolamento de casas a um custo “muito reduzido e de forma mais rápida”.

Isoturtle“Estamos a falar em média de um terço do preço da concorrência e a nível da duração das obras sete ou oito vezes mais rápidos. Onde é preciso oito ou 10 dias úteis de trabalho para uma empresa, nós conseguimos um isolamento muito mais eficaz, com melhores resultados, em um ou dois dias”, garantiu Vítor Costa, que constituiu empresa em Condeixa-a-Nova há uma semana atrás.

As duas ideias premiadas foram selecionadas de entre os 10 projetos finalistas e os autores receberam, cada um, um cheque de 2.500 euros atribuídos pela CIM da Região de Coimbra.

O concurso regional de empreendedorismo “Construir Futuros na Região de Coimbra” fomenta a cultura empreendedora, a cidadania e a criatividade, de modo a alavancar, segundo João Ataíde, presidente da CIM RC, novos projetos empresariais, com potencial inovador e criativo, que revitalizem a região Centro.