Bombeiros Sapadores e Voluntários de Coimbra e de Brasfemes recebem EPI

EPICMCOIMBRA

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado entregou os equipamentos individuais de proteção (EPI) para riscos naturais aos Bombeiros Sapadores de Coimbra e aos Bombeiros Voluntários de Coimbra e de Brasfemes.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra adquiriu os equipamentos e formalizou o protocolo de cedência à Autarquia, que os entregou às três corporações de bombeiros.

Ao todo, a CIM RC investe cerca de 370 mil euros, com uma comparticipação comunitária de 85 por cento.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado afirmou, na cerimónia de assinatura do protocolo de cedência, que o processo de entrega dos EPI “foi algo atribulado, mas já está concluído”.

A CIM Região de Coimbra, recorde-se, negou qualquer responsabilidade no atraso verificado, atribuindo-a à Direção-Geral da Administração Interna.

O secretário executivo da CIM RC, Jorge Bento, explicou que a Lei 75/2013 obrigou a que o concurso público que estava a decorrer em nome da CIM Pinhal Interior Norte para fornecimento dos EPI dessa área territorial, fosse extinto.

Segundo o responsável da CIM RC, “não era possível um modelo diferente de distribuição do equipamento porque os pedidos foram efetuados por cada uma das corporações da CIM de acordo com a constituição física dos respetivos elementos”.