Doce… Hora do Pecado

O apoio do GAE – Gabinete do Empreendedor, que resulta da parceria entre o Município de Mira e a CIM Região de Coimbra, no âmbito da iniciativa Construir Futuros, foi decisivo para a concretização da ideia de negócio de Joaquim José e Odete Lavrador: Casa de Chá, Chocolataria e Gourmet, localizada na estrada de acesso à Praia de Mira.

Os dois professores recuperaram a tradição familiar, no caso de Joaquim José, e o gosto pela doçaria, conta Odete Lavrador, tornando realidade a Hora do Pecado.

Joaquim José, o Quim-Zé, como é conhecido, cresceu na aldeia vizinha de Mira, a Ermida, e não esquece a padaria artesanal dos pais, tendo herdado o jeito e a paixão pelo fabrico artesanal do pão.

Fascinada pela doçaria “e por tudo o que diga respeito ao chocolate”, Odete Lavrador marcou o início do “trabalho da ideia”, que o casal efetuou antes de “juntar o pão”, lembra Quim-Zé.

“Tem muito que se lhe diga e as pessoas, por vezes, tratam mal o pão, que deve ser muito respeitado”, assegura.

Atenta às declarações do marido, Odete Lavrador aproveita para recordar a carreira [de professora] interrompida, ao fim de 20 anos, por um Linfoma Linfocítico Crónico. Só que nunca desarmou…

O “gosto pela cozinha, especialmente pela doçaria”, deu sabor às festas de aniversários dos filhos e, mais tarde, das netas; o apoio do marido, que desejava regressar ao negócio dos pais, foi o “click” para a concretização do projeto.

O presidente da Câmara Municipal de Mira, Dr. Raúl Almeida, esteve presente na inauguração do novo espaço comercial do concelho.