João Ataíde é o novo Presidente da CIM Região de Coimbra

João Ataíde, presidente da Câmara da Figueira da Foz, foi eleito, sem votos contra, para liderar a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.

Independente (juiz com a função suspensa), Ataíde ascendeu à presidência do Município figueirense em 2009, proposto pelo PS, e foi reconduzido em 2013.

O autarca, que sucede ao homólogo do Município de Coimbra, Manuel Machado, como timoneiro da CIM, foi eleito com 17 votos a favor, um nulo e um branco.

José Carlos Alexandrino (Oliveira do Hospital, PS) e Ricardo Alves (Arganil, PSD) permanecem como vice-presidentes da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, formada por 19 concelhos.

Manuel Machado renunciou ao cargo em virtude de ter sido eleito para presidir à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), volvidos dois meses sobre a reconquista da liderança da Câmara de Coimbra.

Jorge Bento, anterior presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova, é o secretário-executivo (diretor-geral) do novo organismo resultante da fusão da CIM do Baixo Mondego e da do Pinhal Interior Norte.

Com perto de 425 000 habitantes, a CIM – Região de Coimbra é a maior de Portugal em termos populacionais.

A nova Comunidade Intermunicipal congrega os 10 concelhos que eram membros da CIM – Baixo Mondego e nove que faziam da parte da congénere do Pinhal Interior Norte. Trata-se de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.